Sign up for Alice Newsletter

Jornadas Inaugurais da Universidade Popular Empenho e Arte

Jornadas Inaugurais da Universidade Popular Empenho e Arte
21 de novembro de 2017, 10h00 – Centro Social Paroquial D. Manuel Martins (Setúbal)

Tal como acontece nas inundações em que falta água potável, vivemos em sociedades saturadas de informação em que falta conhecimento. Precisamos de ferramentas que enriqueçam o nosso saber e nos deem energia para lutarmos por uma vida digna.

A Universidade Popular Empenho e Arte (UPEA) é uma iniciativa que visa democratizar os conhecimentos e as informações relevantes para fortalecer uma cidadania ativa e encorajar a vontade de lutar por uma sociedade melhor, tornando-a mais eficaz. Esta democratização deve ser pensada em várias dimensões: por um lado, no modo como são produzidos e consumidos os conhecimentos; e, por outro, na ampliação do leque de saberes que se cruzam e dialogam. Pretendemos unir saberes feitos de estudo com saberes feitos de experiência prática e quotidiana, da rua e da vida; saberes que se expressam por palavras, gestos e sons; saberes académicos, artísticos, de intervenções sociais e culturais. Em suma, a UPEA visa promover diálogos de saberes e fazeres, comprometidos com a luta pela dignidade, por uma sociedade mais justa, pela transformação social e a valorização de alternativas progressistas.

As organizações fundadoras da UPEA são o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Chapitô, o Centro Paroquial D. Manuel Martins, a Junta de Freguesia de Campo de Ourique, a Fundação Saramago, a Associação Moinho da Juventude, a Associação Cultural Pantalassa. As organizações fundadoras convidam outras organizações para se juntarem a este projeto educativo. A UPEA organizará sessões únicas ou cursos sobre temas diversos em forma de diálogos de saberes e de fazeres, procurando-se que cada sessão testemunhe a diversidade. As sessões podem ser promovidas por qualquer das organizações, devendo avançar sempre em parceria de pelo menos duas. Numa fase inicial, estes diálogos serão decididos consensualmente pelas organizações fundadoras, mas à medida que outras sessões se realizem, os seus participantes terão um papel ativo na escolha dos temas a abordar e das pessoas a convidar. O mesmo tema pode exigir vários momentos que serão repetidos em diferentes locais, consoante a solicitação de organizações ou de grupos que as acolham e garantam condições para a sua realização.

As atividades da Universidade Popular Empenho e Arte são gratuitas, abertas a todas e todos, de forma voluntária.