pt
Livro
Mulheres e Identidades. Epistemologias do Sul
Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira, Beleni Saléte Grando, Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, Teresa Cunha
Curitiba: Editora CRV
2019-01-01

Este livro se entrelaça nas significância das vivências, e nesse sentido os capítulos que o compõem expõe o acompanhamento e a compreensão vivida em vários ambiente de vida de mulheres em seus desafios cotidianos, ao mesmo tempo em que os textos procuram transpor a análise estruturalista do cientificismo que o pensa em pedaços, em caixinhas entendendo que dessa forma é possível compreender tudo ao redor. Essa compreensão reducionista tem sido questionada, pois os movimentos da mente não são apenas separar para compreender, e depois juntar tudo de novo, mas sim, ir além, ou seja, fazer os dois movimentos, analisar as partes e ver o todo, ver as referências ao redor que geram identidades, identificar interlocuções em teias que significam as vivências produzidas.
É nessa teia que os grupos de pesquisas lideradas por mulheres que procuramos compreender o papel das Mulheres, nas suas ações, unindo o movimento da mente que são reais como manifestação dos fenômenos vivos do mundo para nós. Procuramos desta forma, então, compreender a dialogicidade presente em seus ambientes de vida e de luta, utilizando os dois movimentos, que definimos, de análise pormenorizada e compreensão holística, e o tentamos faze-lo a partir de uma compreensão fenomenológica e materialista histórico e dialética.

Orgs.: Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira, Beleni Saléte Grando,  Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira e Teresa Cunha

Mais informação AQUI