pt
Evento
3.º CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE DE INVESTIGAÇÃO BIBLIOTECAS, POLÍTICAS, LEITURA
O digital, o tradicional, o novo normal?
2021-09-24, 10:30
Centro de Estudos Sociais

Com este atividade, em interdisciplinaridade científica, a Rede de Investigação Bibliotecas, Políticas, Leitura espera motivar a reflexão crítica e a troca de ideias e experiências sobre como os modelos do digital e do impresso são concretizados e vividos (edição, leitura) em diferentes contextos sociais e políticos, tendo em conta as realidades de desigualdade social agravadas pela pandemia globalizada. As comunidades profissionais e estudantis das ciências sociais e humanas, e da informação e documentação, as pessoas utilizadoras de serviços de bibliotecas e de arquivos encontrão neste quadro de análise motivos de interesse.

As comunicações (espanhol, italiano, inglês, português) distribuem-se pelos seguintes painéis:

  • Prescrever, Mediar e Enquadrar a Leitura: funções de editor(a);
  • Bibliotecas, Desigualdades sociais e serviços de leitura a cidadã(o)s carenciado(a)s;
  • Literacia da Informação: o género, o digital, as desigualdades sociais;
  • Políticas Públicas e Bibliotecas na América Latina;
  • Biblioteche, lettura, Intelligenza Artificiale: servizi digitali verso il futuro.

Dois momentos de Leituras em Diversidade serão destinados à fruição de leituras de literatura de Cabo Verde, Portugal, Moçambique e de Itália, Espanha, Brasil – por voluntárias/os CES, coord. Maria José Paiva Fernandes Carvalho e Paula Sequeiros.

Comissão Organizadora: Paula Sequeiros e Maria José Carvalho (CES, Universidade de Coimbra), Nuno Medeiros e Emanuel Cameira (IHC – NOVA FCSH), Cláudia Sousa Pereira (CIDEHUS.UÉ), Margarita Pérez Pulido (Universidad de Extremadura), Maurizio Vivarelli (Università di Torino, Dipartimento di Studi Storici), Chiara Faggiolani (Dipartimento di Lettere e culture moderne, Sapienza Università di Roma)

________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, com inscrição gratuita, mas obrigatória e está limitada ao número de vagas disponíveis.