pt
Vídeo
VI Conferência Municipal de Cultura | Debate Boaventura e Conceição Evaristo + Show de Dona Jandira
Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
2021-11-05
Boaventura de Sousa Santos, Conceição Evaristo, Dona Jandira, Fabíola Moulin

Confira a mesa "Desafios da cultura e da democracia em tempos de pandemia", com a participação especial do professor doutor Boaventura de Sousa (PT) Santos e da renomada escritora Conceição Evaristo (BH), que integra a VI Conferência Municipal de Cultura. A mediação do bate-papo fica por conta da Secretária Municipal de Cultura Fabíola Moulin.

Em seguida,  a cantora e violonista, Dona Jandira (AL), traz repertório que exalta a mineiridade com músicas de compositores exclusivamente mineiros e compartilha com a gente um pouco sobre sua relação com a cidade de Belo Horizonte e com o estado de Minas Gerais.

Boaventura de Sousa Santos, nascido em Coimbra, é doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973) e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. É Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. De 2011 a 2016, dirigiu o projeto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu. Tem escrito e publicado extensivamente nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais, e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado, direitos humanos, com trabalho de campo realizado em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês, romeno e dinamarquês.

Conceição Evaristo é escritora, ficcionista e ensaísta. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio, Doutora em Literatura Comparada pela UFF. Sua primeira publicação (1990) foi na série Cadernos Negros do grupo Quilombhoje. 7 livros publicados, entre eles o vencedor do Jabuti, Olhos D’água (2015), 5 deles traduzidos para o inglês, o francês, espanhol e árabe. Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; Prêmio Nicolás Guillén de Literatura pela Caribbean Philosophical Association;  Prêmio Mestra das Periferias pelo Instituto Maria e João Aleixo.  Escritora homenageada em diversas Feiras Literárias, a mãe de Ainá – sua especial menina – em 2019, teve 3 de seus 7 livros, aprovados no PNLD Nacional e também foi a escritora homenageada da Olimpíada de Língua Portuguesa pelo Itaú Social. Lançou seu “Poemas da Recordação e Outros Movimentos” em edição bilíngue (Português/Francês) no Salão do Livro de Paris e “Olhos D’água em francês pela Editora Des Femmes. Foi homenageada pelo Prêmio Jabuti ainda em 2019 como personalidade literária.

Dona Jandira, iniciou sua carreira tardiamente aos 66 anos, tendo realizado, desde então, mais de trezentos shows por Minas Gerais e por todo paı́s. Gravou seu primeiro CD "Dona jandira", em 2008, e em 2012 o DVD "Dona Jandira ao Vivo" com participações importantes de Luiz Melodia, Paulinho Pedra Azul e Marco Lobo. Em 2017 gravou o CD "Afinidades" em dupla com o renomado pianista, compositor e arranjador Túlio Mourão. Realizou turnês por todo o Brasil em capitais como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e muitas outras cidades importantes pelo interior do país. Em 2016, representou o Brasil no Festival EXIB Música, em Évora, Portugal, com enorme sucesso. Agora aos 82 anos, continua sua vitoriosa trajetória, interpretando obras de grandes compositores da nossa música como Ary Barroso, Tom Jobim, Lupicínio Rodrigues, Paulinho da Viola, entre outros.



Conteúdo Original por Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte