Mário Vitória (2013) A liberdade comovendo o povo [tinta da china e acrílico s/papel, 50x65cm]

Destaque Semanal

Algumas pessoas compõem canções, outras pintam quadros ou contam estórias, e há ainda aquelas que fazem revoluções para mudar o mundo. No mar infindável das possibilidades de(...)
Fernando Perazzoli, Flávia Carlet

Destaque Semanal

Algumas pessoas compõem canções, outras pintam quadros ou contam estórias, e há ainda aquelas que fazem revoluções para mudar o mundo. No mar infindável das possibilidades de(...)
Fernando Perazzoli, Flávia Carlet

Sobre

Mestras e Mestres do Mundo: Coragem e Sabedoria é uma iniciativa e publicação do Projeto ALICE que pretende consagrar a Vida e a Voz de mulheres e homens activistas, académicas/os, intelectuais, artistas ou escritoras/es que se destacaram na luta contra as diferentes formas de opressão e construíram caminhos de justiça social, cognitiva e sexual. Estas são Vidas e Vozes do Sul global que ficaram, muitas vezes, nas margens dos cânones e das consagrações institucionais mas que, pelo seu exemplo, constituem referências obrigatórias na reflexão sobre um mundo que se engrandece com as diferenças e a preservação da igualdade na diferença, o respeito e a harmonia com a natureza e o bem-viver para todas e todos. Nesta publicação, cuidamos para que a diversidade, potencialmente infinita do mundo e das experiências, seja continuamente renovada. Propomos, assim, um exercício de sociologia das ausências e das emergências.

 

Esta publicação é um projecto colectivo onde a co-laboração de pessoas de vários continentes, com diferentes experiências e sensibilidades pensam, escrevem, colocam imagens e sons à disposição de todas e todos para tornarem presentes vidas e vozes invisibilizadas. Cada texto aqui publicado transforma a esperança numa categoria epistemológica e a ecologia de saberes numa artesania de práticas libertadoras. Em cada capítulo publicado, a autoria é partilhada entre quem escreve e quem é a fonte e a âncora do que é escrito: uma Mestra ou um Mestre do mundo, a sua coragem e a sua sabedoria.

 

O Programa de Investigação Epistemologias do Sul do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra quer fazer desta publicação um instrumento e um horizonte da energia formidável da auto-determinação, da insurgência e da criação que o eurocentrismo não colonizou, não mercadorizou, nem patriarcalizou na totalidade.

 

A cada mês é publicado um novo capítulo. É, assim, uma obra em construção permanente, que se amplia de cada vez que mais alguém, individualmente ou colectivamente, se dispuser a contribuir (ver normas de publicação aqui). Isto significa que as propostas podem ser enviadas em qualquer momento para: mestrxs@ces.uc.pt A equipa editorial responderá acompanhando todo o processo.


(Mestras e Mestres do Mundo: Coragem e Sabedoria é uma publicação que se insere nos resultados do projeto - ALICE Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo, coordenado por Boaventura de Sousa Santos, e com financiamento do European Research Council) 7.º Programa Quadro da União Europeia (FP/2007-2013) /ERC Grant Agreement n. [269807].
 

Editor: CES / ALICE
ISBN: 978-989-8847-10-2