Escola de Verão

A realizar-se entre 30 de Junho e 8 de Julho de 2014, a escola de verão Aprender com/a partir do Sul: caminhando para traduções interculturais é parte de uma iniciativa política e intelectual mais abrangente, o projeto ALICE. Na sua origem, o projeto ALICE busca repensar e renovar o conhecimento científico-social à luz das Epistemologias do Sul, com o objetivo de desenvolver novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social.

A expressão Epistemologias do Sul resgata o Sul como metáfora do sofrimento, da exclusão e do silenciamento de povos e culturas que têm sido objeto da violência capitalista e colonial. O colonialismo imprimiu uma dinâmica histórica de dominação política e cultural submetendo à sua visão etnocêntrica o conhecimento do mundo, o sentido da vida e das práticas sociais. Trata-se da afirmação, afinal, de uma única ontologia, de uma epistemologia, de uma ética, de um pensamento único e sua imposição como universal.

 

Contrastando com o esgotamento intelectual e político do Norte global, o Sul global, na sua imensa diversidade, assume-se hoje como um vasto campo de inovação económica, social, cultural e política.

 

Esta escola de verão, fazendo jus à epígrafe aprender com/a partir d/o Sul, procura fornecer pistas sobre possibilidades de transformação social, política e institucional a partir das inovações que têm lugar em vários contextos do Sul Global.

A programação estruturar-se-á em dois eixos principais de diálogo com a expressão conceitual e metafórica das Epistemologias do Sul:

  • Estudo das razões que conduziram à eliminação dos contextos políticos e culturais da produção do conhecimento, bem como das suas consequências;
  • Aprofundamento da ideia de que o mundo é epistemologicamente diverso, com possibilidades tanto de afirmação de epistemologias alternativas quanto de abertura a outros desafios epistémicos.

Visite a página da Summer School