Esta página não será mais actualizada!
Por favor visite o novo Alice News em alicenews.ces.uc.pt

¡Esta página ya no será actualizada!
Por favor visite el nuevo Alice News en alicenews.ces.uc.pt

This page will no longer be updated!
Please visit the new Alice News at alicenews.ces.uc.pt

Esta página não será mais actualizada!
Por favor visite o novo Alice News em alicenews.ces.uc.pt

¡Esta página ya no será actualizada!
Por favor visite el nuevo Alice News en alicenews.ces.uc.pt

This page will no longer be updated!
Please visit the new Alice News at alicenews.ces.uc.pt

Fórum Social da Educação Popular: experiências e desafios em debate

Gostaríamos de convidá-lo(a) a participar do “Encontro da Educação Popular e Universidades: Experiências e Desafios”, que ocorrerá no âmbito do Fórum Social da Educação Popular a realizar-se entre 17 e 18 de janeiro próximo, em Porto Alegre – Brasil, no marco do Fórum Social Mundial Temático 2016.

Clique na imagem para ler a chamada do Encontro da Educação Popular e Universidades

O Fórum Social da Educação Popular surgiu de um diálogo entre Flacso Brasil, o Centro de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra e o projeto ALICE, a UPMS, o CEAAL, o CLACSO e o CODESRIA, como possibilidade de reunir universidades com atividades de Educação Popular assentes na ideia de que a democratização das sociedades passa necessariamente pela democratização do conhecimento.

Em pouco tempo, muitas organizações sociais, movimentos, universidades e governos vêm se juntando para tornar realidade o que um dia foi apenas uma ideia. Assim surgiu um encontro mais amplo, para discutir a Educação Popular no mundo atual.

Considerando que a Educação Popular, por um lado reage ao elitismo das universidades, democratizando o acesso ao conhecimento; e, por outro, promove o diálogo entre saberes, encontrando na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire uma das grandes referências, defendendo a educação para a libertação e para a cidadania, entendemos este encontro como uma oportunidade de desafiar o contexto atual de crise econômica, política e social em que se encontra o mundo a partir da prática da Educação Popular.

Nossa convivência para diálogos, trocas e aprendizagens, será de 17 a 23 de janeiro de 2016 e se realizará em duas partes:
1. Encontro da Educação Popular e Universidades: experiências e desafios (17 e 18 de janeiro);
2. Atividades autogestionadas inscritas pelas organizações, movimentos e universidades dentro do processo FSM Temático 2016 (19 a 23 de janeiro).

Programa
17 e 18 de janeiro de 2016
Encontro da Educação Popular e Universidades: experiências e desafios
Reunião aberta de experiências diversas de formações/iniciativas populares pós-primárias e pós-secundárias com vista à transformação progressista na sociedade, de universidades que promovem exercícios de popularização, bem como de organizações e movimentos sociais que impulsionam processos de educação popular http://www.forumeducacaopopular.org/#!inscricao/mainPage

19 de janeiro de 2016 (manhã)
Encontro de integração

20 a 22 de janeiro de 2016 Atividades auto-gestionadas
Atividades Autogestionadas inscritas pelas organizações, movimentos e universidades dentro do processo FSM Temático 2016
http://forumsocialportoalegre.org.br/inscricao-atividadeautogestionaria/

O encontro irá contar com participantes que partilharão projetos e experiências diversas e, em conjunto, identificarão caminhos para o futuro. No espaço será possível expor materiais.

Esperamos vivamente que aceite o nosso convite e, nessa expectativa, despedimo-nos com um abraço solidário,
Salete Camba (FLACSO), Boaventura de Sousa Santos (CES-UC/Projeto ALICE), Oscar Jara (CEAAL), Pablo Gentili (CLACSO), Ebrima Saal (CODESRIA), Coletivo UPMS

Comité de Promoção: FLACSO, CES-UC, Projeto ALICE, CLACSO, CODESRIA, UPMS e CEAAL Comitê brasileiro de facilitação: RECID, Rede MOVA BRASIL, Fóruns de EJA, CAMP, ANEPS, FREPOP, MNDH, IFIBE, CNSESI, ANPED, UNIFESP, UFRGS, Governo Federal – Brasil (Secretaria de Governo, Ministério da Saúde, Ministério da educação, Ministério da Cultura, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério das Comunicações, Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência, Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.

Related posts:

  1. Educação Popular e Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) no FSM 2015
  2. Projeto ALICE no Fórum Social Mundial, Tunis 2015
  3. Fórum Social Mundial começa na Tunísia com mensagem contra o terrorismo
  4. Sob segurança reforçada, Fórum na Tunísia termina sábado (28)
  5. World Social Forum TV Tunis 2015: Boaventura da Sousa Santos

Designed by WPSHOWER

Powered by WordPress

CES UC CES SFP
Site developed with
Software Open Source

Creative Commons License