Gostaríamos de convidá-lo(a) a participar do “Encontro da Educação Popular e Universidades: Experiências e Desafios”, que ocorrerá no âmbito do Fórum Social da Educação Popular a realizar-se entre 17 e 18 de janeiro próximo, em Porto Alegre – Brasil, no marco do Fórum Social Mundial Temático 2016.
O Fórum Social da Educação Popular surgiu de um diálogo entre Flacso Brasil, o Centro de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra e o projeto ALICE, a UPMS, o CEAAL, o CLACSO e o CODESRIA, como possibilidade de reunir universidades com atividades de Educação Popular assentes na ideia de que a democratização das sociedades passa necessariamente pela democratização do conhecimento.
Em pouco tempo, muitas organizações sociais, movimentos, universidades e governos vêm se juntando para tornar realidade o que um dia foi apenas uma ideia. Assim surgiu um encontro mais amplo, para discutir a Educação Popular no mundo atual.
Considerando que a Educação Popular, por um lado reage ao elitismo das universidades, democratizando o acesso ao conhecimento; e, por outro, promove o diálogo entre saberes, encontrando na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire uma das grandes referências, defendendo a educação para a libertação e para a cidadania, entendemos este encontro como uma oportunidade de desafiar o contexto atual de crise econômica, política e social em que se encontra o mundo a partir da prática da Educação Popular.
Nossa convivência para diálogos, trocas e aprendizagens, será de 17 a 23 de janeiro de 2016 e se realizará em duas partes:
1. Encontro da Educação Popular e Universidades: experiências e desafios (17 e 18 de janeiro);
2. Atividades autogestionadas inscritas pelas organizações, movimentos e universidades dentro do processo FSM Temático 2016 (19 a 23 de janeiro).
Programa
17 e 18 de janeiro de 2016
Encontro da Educação Popular e Universidades: experiências e desafios
Reunião aberta de experiências diversas de formações/iniciativas populares pós-primárias e pós-secundárias com vista à transformação progressista na sociedade, de universidades que promovem exercícios de popularização, bem como de organizações e movimentos sociais que impulsionam processos de educação popular http://www.forumeducacaopopular.org/#!inscricao/mainPage
19 de janeiro de 2016 (manhã)
Encontro de integração
20 a 22 de janeiro de 2016 Atividades auto-gestionadas
Atividades Autogestionadas inscritas pelas organizações, movimentos e universidades dentro do processo FSM Temático 2016
http://forumsocialportoalegre.org.br/inscricao-atividadeautogestionaria/
O encontro irá contar com participantes que partilharão projetos e experiências diversas e, em conjunto, identificarão caminhos para o futuro. No espaço será possível expor materiais.
Esperamos vivamente que aceite o nosso convite e, nessa expectativa, despedimo-nos com um abraço solidário,
Salete Camba (FLACSO), Boaventura de Sousa Santos (CES-UC/Projeto ALICE), Oscar Jara (CEAAL), Pablo Gentili (CLACSO), Ebrima Saal (CODESRIA), Coletivo UPMS
Comité de Promoção: FLACSO, CES-UC, Projeto ALICE, CLACSO, CODESRIA, UPMS e CEAAL Comitê brasileiro de facilitação: RECID, Rede MOVA BRASIL, Fóruns de EJA, CAMP, ANEPS, FREPOP, MNDH, IFIBE, CNSESI, ANPED, UNIFESP, UFRGS, Governo Federal – Brasil (Secretaria de Governo, Ministério da Saúde, Ministério da educação, Ministério da Cultura, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério das Comunicações, Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência, Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.
Related posts:
- Educação Popular e Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) no FSM 2015
- Projeto ALICE no Fórum Social Mundial, Tunis 2015
- Fórum Social Mundial começa na Tunísia com mensagem contra o terrorismo
- Sob segurança reforçada, Fórum na Tunísia termina sábado (28)
- World Social Forum TV Tunis 2015: Boaventura da Sousa Santos