Event
Bruno Sena Martins comenta seminário "Em Busca de uma Terra Sem Tantos Males: o Watu, o crime ambiental e a teia da Vida"
@ Coimbra, Portugal - March 16, 2016 5:30 pm – 7:30 pm
Bruno Sena Martins comenta seminário Em Busca de uma Terra Sem Tantos Males: o Watu, o crime ambiental e a teia da Vida de Ailton Krenak (Militante indígena dos direitos humanos)
16 de março de 2016
CES-Coimbra
Comentários: Bruno Sena Martins (CES) e Felipe Milanez (CES)
Resumo: Em 2015, o povo indígena Borum (Krenak) teve o principal rio de sua vida destruído, o Watu. O rio vivia no território já devastado pela fúria dos colonos e desbravadores das florestas do vale que foi nomeado de Rio Doce, em referência ao Watu, para os Borum, e citado como Vale do Aço, numa franca declaração de desprezo pela presença deste caudaloso rio, cheio de vida e abundância que poderia suprir toda a necessidade de alimento e vida para seus ribeirinhos. O Watú, este rio índio ou indígena que chamam de Doce, segue seu destino de rio ofendido e maltratado por gerações de viventes que tiraram de suas águas o que precisaram para viver, leva no seu corpo as marcas da violência e degradação que os empreendimentos, indústrias, comércio das grandes e pequenas cidades lhe dão em troca de ar puro, saúde e vida. Nessa comunicação, apresento uma perspectiva indígena sobre a terra, vida e território, e os conflitos e resistências para a manutenção do frágil equilíbrio de nossa instável relação com todos os seres da criação que fazem a teia da Vida neste planeta que chamamos Terra.

