Sign up for Alice Newsletter

ALICE Advanced Seminar – José Geraldo de Sousa Júnior – O legalismo da cultura jurídica na formação dos juristas como obstáculo a superar para o acesso democrático à justiça

José Geraldo de Sousa Júnior (Universidade de Brasília)

Video in Portuguese:

Coimbra, 2014-01-23

The seminar took place at Room 1 of the Centre for Social Studies, Coimbra, Portugal.

Resumo

Neste seminário, José Geraldo de Sousa Junior analisará o legalismo da cultura jurídica na formação dos juristas como obstáculo a superar para o acesso democrático à justiça, abordando as tensões paradigmáticas que desafiam os principais atores engajados no processo de atualização das diretrizes curriculares do ensino jurídico no Brasil.
Nota biográfica

José Geraldo de Sousa Júnior – Professor da Faculdade de Direito (Graduação e Pós-Graduação) e do Programa de Mestrado em Direitos Humanos do Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos, da Universidade de Brasília. Foi Reitor da UnB (2008-2012), é membro da Comissão de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB e da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília e coordena o projeto de formação de assessores jurídicos populares denominado O Direito Achado na Rua.