Sign up for Alice Newsletter

Poison is Served II

Film in Portuguese below, introduction:

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta e a cada dia se torna mais dependente deles. A cada ano, cerca de 500 mil pessoas são contaminadas, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS) e estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os brasileiros estão consumindo alimentos com resíduos de agrotóxicos acima do limite permitido e ingerindo substâncias tóxicas não autorizadas. Estes venenos afetam a saúde dos consumidores, moradores do entorno de áreas de produção agrícola ou de agrotóxicos, comunidades atingidas por resíduos de pulverização aérea e trabalhadores expostos.

Mesmo frente a esse quadro, mais dramática é a ofensiva do agronegócio e sua bancada ruralista para aprofundar a desregulamentação do processo de registro no país.O Estado brasileiro tem sido forte para liberalizar o uso de agrotóxicos, mas fraco para monitorar e controlar seus danos à saúde e ao ambiente.

A Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida surge para lutar por um outro modelo de desenvolvimento no campo. Por uma agricultura que valoriza a agroecologia ao invés dos agrotóxicos, transgênicos e monocultura; que acredita no campesinato e não no agronegócio; que considera a vida mais importante do que o lucro das empresas. Seu objetivo é sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam e, a partir daí, tomar medidas para frear seu uso no Brasil.

O Filme Veneno na Mesa 2 foi uma parceria da Campanha com o premiado diretor de cinema Brasileiro Silvio Tendler, com o objetivo de dar visibilidade aos males que os agrotóxicosfazem à população e ao ambiente, assim como às alternativas a esse modelo que já existem no Brasil.

O filme mostra provas concretas dos males causados pelos agrotóxicos, tanto para quem o utiliza na plantação, quanto para quem o consome em alimentos contaminados. Ao mesmo tempo, dá exemplos de agricultores pelo Brasil que já adotam a agroecologia e produzem alimentos saudáveis com produtividade suficiente para alimentar a população.