Grécia: Afinal, quem é que votou OXI (NÃO)?

Sabia que foram as mulheres que mais votaram no ‘Não’? E que 85% dos jovens dos 18 aos 24 anos rejeitaram o ultimato dos credores? Ou que 87% dos eleitores do KKE desobedeceram à indicação de voto nulo do partido? Veja aqui o estudo de opinião do instituto Public Issue sobre os eleitores do ‘Não’.

InfoGrécia
7 Jul 2015

O referendo deu a vitória ao ’Não’ com 61.3% dos votos e o instituto Public Issue publica agora um estudo sobre esses eleitores. O OXI foi mais popular entre as mulheres (62.3%, contra 60.2% nos homens) e nos jovens, atingindo os 85% até aos 24 anos e os 72.3% dos 25 aos 34 anos. A vantagem do OXI mantém-se a partir desta idade, com 67.4% dos 35 aos 44, 69.2% dos 45 aos 54 e 59.4% dos 55 aos 64 anos. Apenas a partir dos 65 anos, a faixa etária mais afetada pelo encerramento dos bancos, o ‘Não’ perdeu o referendo, com 44.9% dos votos, indica este estudo.

Estudo de opinião Public Issue sobre o voto OXI no referendo

O ‘Não bateu o ‘Sim’ em todos os níveis de educação e no que respeita às profissões só foi derrotado entre os pensionistas e os profissionais liberais. O apoio ao OXI entre os desempregados atingiu os 72.9%. Como seria de esperar, ao contrário do que a propaganda dizia nos dias anteriores ao referendo, os inquiridos que dizem estar a passar por dificuldades financeiras foram os que deram mais força à recusa do ultimato do Eurogrupo que previa uma dose reforçada de austeridade.

Estudo de opinião Public Issue sobre o voto OXI no referendo

No que toca ao posicionamento político, o estudo diz que 87.3% dos que votaram Syriza em janeiro votaram OXI este domingo. A surpresa é que o apoio ao ‘Não’ dos eleitores do Syriza é seguido de perto pelo dos eleitores do KKE, com 86.9% a escolher o ‘Não’ em vez do voto nulo recomendado pela direção do partido. Seguem-se os eleitores dos Gregos Independentes, com 78.5% de voto OXI e os da Aurora Dourada, com 77.3%. Entre os partidos que apoiaram o ‘Sim’, a maior dissidência veio dos eleitores do Potami, com 22.4% a escolher o ‘Não’.