Esta página não será mais actualizada!
Por favor visite o novo Alice News em alicenews.ces.uc.pt

¡Esta página ya no será actualizada!
Por favor visite el nuevo Alice News en alicenews.ces.uc.pt

This page will no longer be updated!
Please visit the new Alice News at alicenews.ces.uc.pt

Esta página não será mais actualizada!
Por favor visite o novo Alice News em alicenews.ces.uc.pt

¡Esta página ya no será actualizada!
Por favor visite el nuevo Alice News en alicenews.ces.uc.pt

This page will no longer be updated!
Please visit the new Alice News at alicenews.ces.uc.pt

Boaventura: ‘Se vocês não ganharem essa luta, o mundo todo ficará mais pobre’

Professor português afirma que manutenção da democracia no Brasil precisa ser garantida pela população nas ruas, pacificamente, e nas instituições, pois reflexos também serão observados em outros países

Rede Brasil Atual
Hylda Cavalcanti
22 Mar 2016

Brasília – O professor português Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, afirmou em vídeo divulgado hoje (22), no Palácio do Planalto, durante o ato dos juristas pela legalidade, que além de se solidarizar com o povo brasileiro, reafirma a importância de ser garantido o Estado democrático de direito no país, uma vez que há constatação da existência de forças internas e externas atuando no que ele chamou de processo de “deslegitimização” da democracia.

“Se esse movimento sair vitorioso não é somente a democracia brasileira que perde, mas também todas as conquistas sociais obtidas nos últimos anos”, ressaltou Boaventura, que conclamou os cidadãos a defender suas conquistas. “Nas ruas, em manifestações pacíficas. E nas instituições, onde se formulam políticas, porque estas terão papel decisivo neste momento”, disse.

De acordo com o jurista, “o mundo democrático tem os olhos voltados para o Brasil”. “Do empenho de vocês muito depende o desprender dessa luta”, afirmou, várias vezes dirigindo-se aos cidadãos brasileiros. “Se por alguma razão vocês não conseguirem ganhar esta batalha democrática, o mundo todo ficará mais pobre”, acentuou.

‘Agenda clara’
A advogada Camila Gomes, representante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (entidade que atua com movimentos sociais junto ao sistema de Justiça), disse que há uma agenda muito clara no país de desestruturação da ordem convencional, que reivindica a ampliação do sistema de Justiça, a turbulência da polícia e a interceptação de conversas telefônicas.

Ela lembrou que integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) já tiveram telefonemas interceptados pela polícia e o caso foi parar na Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), que condenou o Brasil por esse motivo, anos atrás.

“A arbitrariedade do sistema judicial e político tão conhecida pelos mais pobres, agora perdeu a vergonha, e não tem qualquer verniz de legalidade”, afirmou a advogada. “O antagonismo entre corrupção e direitos fundamentais é falacioso e hipócrita. Não há combate à corrupção sem o devido processo legal, o direito de defesa e o respeito ao contraditório e aos advogados”, disse.

No ato público, além da divulgação do chamado Manifesto pela Legalidade, assinados por juristas, professores e estudantes de Direito de todo o país, foram entregues à presidenta Dilma Rousseff outros 26 documentos de entidades diversas de advogados, solidarizando-se com ela e contra afrontas ao Estado democrático de direito.

Related posts:

  1. ‘A democracia representativa perdeu a luta contra o capitalismo’, diz Boaventura no FSM 2016
  2. FSM: “Saímos com mais força, mais seguros e mais conscientes”
  3. ‘Cidades sustentáveis’: Painel do Fórum Social discute como mudar o mundo a partir dos municípios
  4. Boaventura: ‘O governo está dando tiros no pé, corroendo a base social de apoio’
  5. Assembleia dos movimentos sociais propõe luta global contra retrocessos civilizatórios do capitalismo

Designed by WPSHOWER

Powered by WordPress

CES UC CES SFP
Site developed with
Software Open Source

Creative Commons License