Encontro Internacional de Ecologia de Saberes: diálogo entre saberes científicos e populares

Fortaleza, Ceará, vai receber o Encontro Internacional Ecologia de Saberes: construindo o dossiê sobre impactos dos agrotóxicos na América Latina de 22 a 25 de outubro de 2013.

Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF)
07 Oct 2013

O Encontro busca desenvolver métodos que permitam o diálogo entre os saberes científico e popular na produção de conhecimento para uma ciência crítica e emancipatória, construída por pesquisadores, trabalhadores ou gestores dos serviços públicos de saúde e militantes de movimentos sociais camponeses da América Latina. Trata-se de um evento organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), em parceria com a Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS)/Projeto ALICE – Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas e a Associação Latino-Americana de Medicina Social (ALAMES).

Como resultado, espera-se estruturar uma teia de pesquisadores internacionais, militantes, trabalhadores e gestores dos serviços públicos de saúde. A reunião de seus saberes permitirá intercâmbio de experiências, contribuindo para a luta socioambiental e para o fortalecimento dos sistemas públicos de saúde no enfrentamento ao problema dos agrotóxicos.

A partir dessa teia será produzido um Dossiê Latinoamericano sobre o Impacto dos Agrotóxicos na Saúde, inspirado em experiências como a construção do Dossiê no Brasil pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

A sessão de abertura estará a cargo do professor Boaventura de Sousa Santos, coordenador do Projeto ALICE, e será seguida pelo lançamento do livro Direitos Humanos e Desenvolvimento. Todas as informações disponíveis no seguinte endereço: http://saudecampofloresta.unb.br/22-a-2510-encontro-internacional-ecologia-de-saberes/

Confira a programação:

22 de outubro:
Local: Concha Acústica da UFC – Entrada livre

Apresentação Musical: Projeto de Extensão da UFC
Ato Cenopoético: Ray Lima – Educação Popular em Saúde

18:30 Mesa de abertura

19:30 Aula de Inquietação: Diálogos com os modelos de desenvolvimento no Brasil: a feitura de uma ecologia de saberes
Prof. Boaventura de Sousa Santos – Universidade de Coimbra – Portugal

21:00 Lançamento do Livro: Direitos Humanos e Desenvolvimento
Prof. Boaventura de Sousa Santos – Universidade de Coimbra – Portugal

23 de outubro
Local: Casa José de Alencar

9:00 Mesa Redonda
A questão dos agrotóxicos na América Latina
11:00 Debate
13:00 Almoço

14:00 Mesa Redonda Temática
- Métodos de ecologia de saberes para ações e políticas públicas de saúde relacionadas aos Agrotóxicos
Ciência emancipatória e Ecologia de Saberes – Prof. Boaventura de Sousa Santos
- O Dossiê da ABRASCO como práxis da Ecologia de Saberes: aprendizados e desafios – Representante da ABRASCO
- Experiência da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida – Representante da Campanha e da ABRASCO.
- Experiência do SUS de Vigilância de População Exposta a Agrotóxico

17:00 Reunião dos Fóruns Estaduais de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos

24 de outubro
7:00 Visita de Campo a Chapada do Apodi – Organizadores: TRAMAS-UFC e Grupo de Pesquisa do Movimento 21 de abril
Avaliação dos Trabalhos (durante o percurso)

25 de outubro
Local: Casa José de Alencar
9:00 Trabalhos em grupo – Construindo o Dossiê Latinoamericano

14:00 Plenária final e encaminhamentos por países e geral

Serviço:
Data: 22 a 25 de outubro de 2013
Locais:
Dia 22/10 – Concha Acústica da UFC (Av. da Universidade, 2853
Benfica)
Dias 23 e 25/10 – Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055 – Alagadiço Novo)

Informações sobre inscrições para o dia 23/10 em breve.