Sign up for Alice Newsletter

Descolonizar a Europa. Direitos Humanos e Outras Gramáticas da Dignidade Humana a Partir das Perspectivas do Sul Dentro do Norte

Investigador: Julia Suárez-Krabbe

As epistemologias de movimentos sociais de distintos países europeus contribuem substancialmente para o pensamento alternativo de alternativas relativamente às atuais crises globais (do meio ambiente, do “multiculturalismo” e da crise económica). Através de metodologias altamente participativas, este projeto explora, discute e teoriza, com as contribuições do Parti des Indigènes de la République, na França, Black Dutch Movement, na Holanda, Islamic Human Rights Commission, no Reino Unido, e o Sindicato Andaluz de Trabajadores no que respeita a direitos humanos e outras gramáticas de dignidade humana, incluindo os direitos económicos, sociais e culturais. De forma mais indireta, esta investigação também envolve as contribuições destes movimentos para a democratização da democracia, interculturalidade e economias alternativas.

Palavras-chave: Direitos Humanos; Colonialidade; Democracia; Movimentos Sociais Descoloniais; Direitos Económicos, Sociais e Culturais; Europa
Países de referência: Espanha, França, Reino Unido