
Odera Oruka

Autor/a:Isabel Gomes
Doutoranda no programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra).
MAR
“Mestras/es do Mundo” é uma iniciativa do projecto ALICE que pretende recuperar os testemunhos de homens e mulheres activistas, académicas, intelectuais, artistas ou escritores que se salientaram na luta contra as diferentes formas de opressão e de dominação colonial, sexual e imperial, e apontaram caminhos possíveis para a igualdade, a inclusão e a emancipação social. Vozes do Sul Global que muitas vezes ficaram nas margens dos cânones e das consagrações institucionais e que, pelo seu exemplo, constituem referências obrigatórias na reflexão sobre um mundo alternativo, justo e respeitador das diferenças e dos valores da natureza, do bem-estar e do bem viver.
Autor/a:Isabel Gomes
Doutoranda no programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra).
Autor/a:Erick Morris
Doutorando no programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra).
Autor/a:Gabriela de Freitas Figueiredo Rocha
Doutoranda no programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” da Universidade de Coimbra.
Autor/a:Fernanda Belizário
Doutoranda no programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” da Universidade de Coimbra.
Autor/a:Isabella Gonçalves Miranda
Doutoranda no programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” da Universidade de Coimbra e ativista da Universidade Popular dos Movimentos Sociais.
Autor/a:Tiago Miguel Knob
Cursou Comunicação Social na Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre em Ciências do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (USP). Atualmente é doutorando no Programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra).
Autor/a:Begoña Dorronsoro
Bióloga, com especialização em Ecologia, mestre em Estudos Feministas e de Gênero pela Universidade do País Basco. Atualmente é doutoranda no Programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra).
Autor/a:Fabián Cevallos Vivar
Equatoriano, licenciado em Ciências da Educação pela Universidade de Cuenca, mestre em Educação Superior pela Universidade de Barcelona. Atualmente é doutorando no Programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra).
Autor/a:Fábio André Diniz Merladet
Doutorando no programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” da Universidade de Coimbra e ativista da Universidade Popular dos Movimentos Sociais.
Autor/a:Catarina Laranjeiro
Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa, com mestrado em Antropologia Visual e dos Media pela Universidade de Berlim. Atualmente é doutoranda no Programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra).