Sign up for Alice Newsletter

Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS)

Página da UPMS

Página da UPMS

Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) nasceu no Fórum Social Mundial (FSM) de 2003, com o objetivo de promover a partilha de conhecimentos e ampliar, articular e fortalecer formas de resistência à globalização neoliberal, ao capitalismo, ao colonialismo, ao sexismo e a outras relações de dominação e opressão. O conceito de co-aprendizagem da UPMS supera a distinção convencional entre educador e educando, assentando nas ideias de aprendizagem recíproca e “ecologia de saberes“. O ponto de partida é a constatação de ignorâncias recíprocas e ponto de chegada a produção partilhada de conhecimentos. A aprendizagem resulta de debates entre ativistas, líderes de movimentos sociais, cientistas sociais, intelectuais e artistas. Os diálogos entre conhecimentos académicos e conhecimentos populares devem reduzir a distância entre uns e outros e tornar os conhecimentos académicos mais relevantes para as lutas sociais concretas. A UPMS concretiza-se através da realização de oficinas, que duram preferencialmente dois dias, onde se alternam períodos de discussão com momentos de estudo e reflexão e espaços de lazer. A UPMS é um bem comum. Todos podem ter a iniciativa de organizar oficinas desde que respeitem os dois documentos fundamentais da UPMS: a carta de príncípios e o documento de orientações de metodologia.

Para conhecer melhor a proposta da UPMS:

Santos, Boaventura de Sousa (2006), “A Universidade Popular dos Movimentos Sociais”. In Santos, Boaventura de Sousa, A Gramática do Tempo: Para uma Nova Cultura Política. Porto: Edições Afrontamento

Vídeo-apresentação sobre a UPMS

 

 

 

Vídeo-carta de apresentação sobre a UPMS

 

Brochuras de apresentação da UPMS

Árabe | Inglês | Português | Espanhol | Francês

 

Oficinas da UPMS organizadas ou co-organizadas pelo projeto ALICE

2012 – Oficina “Terra e Soberania Alimentar, Direitos Humanos, Economias Solidárias/Populares” teve lugar em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil, por ocasião do Fórum Social Temático (FST). A oficina contou com participantes latino-americanos, europeus e africanos. Mais informações sobre esta oficina aqui.

2012 – Oficina “Interculturalidade, Plurinacionalidade, Afrodescendentes/Indígenas e Dissidência Sexual” teve lugar em Canoas, por ocasião do Fórum Social Temático (FST). A oficina contou com diversos participantes da América Latina, Europa e África. Mais informações sobre esta oficina aqui.

2012 – Oficina “Ecologia. Madre Tierra, Recursos Naturais e Extrativismo” teve lugar em Porto Alegre, Brasil, por ocasião do Fórum Social Temático (FST), a 22 e 23 de Janeiro. Mais informações sobre esta oficina aqui.

2012 Oficina “Saúde, Sustentabilidade e Bem Viver” realizada no âmbito da Cúpula dos Povos, na Aldeia Velha (Rio de Janeiro-Brasil). A oficina foi organizada pela Universidade de Brasília em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.Mais informações sobre esta oficina aqui.

2013 Oficina “Cartas aos Europeus”, envolveu ativistas de movimentos sociais europeus e intelectuais. A oficina foi organizada com apoio do projeto ALICE e teve lugar em Leiria, Portugal. As cartas podem ser consultadas aqui. Vídeo do evento e mais informações sobre a oficina aqui.

2013 – Oficina sobre “Unindo vozes do Sul Global” , oficina sobre dignidade, realizada no âmbito do Fórum Social Mundial  em Túnis, Tunísia. As cartas sobre Dignidade e Democracia podem ser consultadas aqui (em Inglês). Vídeo do evento. Mais informações sobre a oficina aqui.

2013 – Oficina “Cartas aos Europeus”, envolveu ativistas de movimentos sociais europeus e intelectuais. A oficina foi organizada com apoio do projeto ALICE e teve lugar em Madrid, Espanha. Pode ler mais informações sobre o evento aqui (em espanhol). Articulo sobre la UPMS em Publico aqui. Mais informações sobre a oficina aqui. (em espanhol)

2013 – Oficina “Rede de Ecologia de Saberes – Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta”, promovida pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil. Teve lugar em Fortaleza, Brasil. Mais informações sobre a oficina aqui.

2013 – Oficina sobre “A Terra e a sua Apropriação/Privatização“.  A oficina foi uma organização conjunta do Fó­rum Mulher, União Nacional de Camponeses, Justiça Ambiental, Centro de Estudos Sociais/Projeto ALICE. Decorreu em Maputo, Moçambique. Pode obter um resumo do evento aqui. Um poster e informação relacionada podem ser obtidos aqui.

2013 – Oficina sobre “Autodeterminação ou Desenvolvimento“, organizado pela Cordinadora de la Mujer (Bolívia) e ALICE Projeto. Foi realizada em La Paz, na Bolívia, em 17-18 de outubro. Os movimentos / organizações escreveram coletivamente uma carta que encontrar-se aqui. Veja ALICE NEWS relacionada [em espanhol]. Um cartaz e informações relacionadas disponível aqui. Vídeo do evento: “Voces de/a la Madre Tierra“. Mais informações aqui.

2013 – Oficina sobre “Os Direitos Humanos em Movimento: as Organizações, as Instituições e a Rua”. Esta oficina terá lugar em Brasília, de 1 a 4 de novembro de 2013. A oficina é um resultado da proposta conjunta da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Projeto ALICE. Video do Evento. Veja NEWS ALICE relacionada. Um cartaz e informações relacionadas disponível aqui e aqui.

2013 – Oficina sobre “Situação Político-Militar e a sua relação com o boom dos Recursos Naturais em Moçambique”. Esta oficina teve lugar em Tete (Moçambique) de 28 a 30 Novembro de 2013. A oficina foi organizada por Associação de Apoio e Assistência Jurídica as Comunidades (AAAJC), Fórum Mulher, Justiça Ambiental, União Nacional de Camponeses (UNAC) e o Projeto ALICE. ALICE NEWS do evento, link aqui.Mais informações sobre a oficina aqui.

2014 – Oficina sobre “Terra e deslocamentos forçados”, ocorrida em Mumbai, Índia, entre 14 e 15 de Fevereiro de 2014. Esta oficina foi organizada pelo Tata Institute of Social Science e o Projeto ALICE. Pode ver os 25 vídeos-contribuições do evento aqui.Mais informações sobre a oficina aqui. (em inglês)

2014 – Oficina sobre “Desaprender o Capitalismo! Construindo Alternativas Desde o Buen Vivir”,decorrida  entre 12 e 13 de Abril, em Quito, Equador.Foi uma organização conjunta do Projeto ALICE e da Fundación Rosa Luxemburg. Os ficheiros de media estão disponíveis aqui. Mais informações sobre a oficina aqui. (em espanhol)

2014 – Oficina sobre “Interculturalidade: Diversidades, Espaços e Conhecimento”, que teve lugar entre 12 e 13 de Setembro em Cuiabá, Brasil. Esta oficina foi uma organização conjunta do Projeto ALICE e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os ficheiros de media estão disponíveis aqui.

2014 – Oficina sobre “Diálogos de saberes entre os movimentos” e “10 Anos de UPMS e Educação Popular”, ocorrida entre 26 e 27 de Setembro de 2014 em Lima, Perú. Organizada pelo Projeto ALICE e pela PDTG Perú. Ficheiros de media disponíveis aqui. Mais informações sobre a oficina aqui. (em espanhol)

2014 – Oficina sobre “Saúde e Cidadania: reflexões populares sobre participação” realizada nos dias 03 e 04 de dezembro, em Brasília,Brasil, em organização conjunta do projeto ALICE e pela Ouvidoria Itinerante do SUS. Ficheiros media disponíveis aqui. Mais informações sobre a oficina aqui.

2015 – Oficina “Cultura, Direitos Culturais e Cultura de Direitos – Política Cultural e Cultura Política”, Rio de Janeiro a 30 de Outubro e a 01 de Novembro de 2015 no Museu Casa do Pontal, organização Projeto Alice. Ficheiros de medias disponíveis aqui e aqui.

2015 – Oficina “Educação, Movimentos Sociais e Dignidade Humana: 40 anos de Educação em Cabo Verde e desafios pós-2015”, co-organizada pelo projeto ALICE, pelo IUE, pela UNILAB e pela FLACSO e acolhida pela comunidade dos Rabelados, em Espinho Branco, Cabo Verde (12, 13 e 14 de julho). Ficheiros de media disponíveis aqui e aqui.

2016 – Oficinas “A Universidade Popular dos Movimentos Sociais e o futuro da educação popular universitária” e “O percurso da Universidade Popular dos Movimentos Sociais: Reflexão e balanço”, co-organizada pelo Projeto ALICE e UPMS, realizada em Porto Alegre, Brasil de 20 a 22 de janeiro. Ficheiros de medias disponíveis aqui.

2016 – Oficina “Território, Cultura, Direitos: Educação Intercultural em Minas Gerais”, co-organizada pelo Projeto ALICE, pelo Observatório da Educação Escolar Indígena (Faculdade de Educação da UFMG/ CAPES), pela Organização da Educação Indígena Xakriabá (OEIX), e pela Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais – N´Golo, entre 15 e 17 de abril, em território Xakriabá, em São João das Missões, Minas Gerais, Brasil. Ficheiros de medias disponíveis aqui e aqui. Mais informações sobre a oficina aqui.

2016 – Oficina “Desafíos de la izquierda frente al nuevo escenario político: Criminalización, extractivismo y precarización de la vida”, em Buenos Aires, Argentina, entre 15-16 de abril. Co- organizada pelo Projecto ALICE e a Universidad de Buenos Aires. Mais informações sobre a oficina aqui.

2016 – Oficina “Conflictos territoriales rurales y urbanos”, em Los Aromos, Córdoba, Argentina, entre 7-9 de abril. Co-organizada pelo Projecto ALICE e Universidad Nacional de Córdoba (UNC) Mais informação aqui.

2016 – Oficina “People Land Seeds Food”, co-organizada pelo Projecto ALICE, Zimbabwe Organic Farmers Forum (ZIMSOFF), Rural Women Assembly (RWA- Zimbabwe), African Institute of Agrarian Studies, entre 12 e 14 de julho em Harare, Zimbabwe. Mais informações aqui e cartaz do evento aqui.