Sign up for Alice Newsletter

Boaventura de Sousa Santos

Boaventura de Sousa Santos é o diretor do projeto ALICE. É Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison, Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Nasceu em Coimbra, a cidade onde veio a licenciar-se em direito, em 1963. No final do curso, rumou a Berlim para estudar filosofia do direito. Fez uma pós-graduação e viveu a experiência dos dois mundos da guerra fria separados pelo Muro de Berlim. Dois anos depois, regressou à cidade Natal e durante um breve período foi assistente da Faculdade de Direito. Foi-se afastando da ciência jurídica e optou por fazer o doutoramento nos Estados Unidos. Partiu para a Universidade de Yale em finais dos anos 1960’ e passou por aquilo que já descreveu como uma “vertiginosa transformação tanto científica como política”. Em poucos meses, passou do direito penal para a criminologia, desta para a sociologia do direito e, finalmente, para a sociologia. Inicia um processo de verdadeira descoberta do Marxismo, que, há alguns anos, classificou como “descoberta permanente”, apesar das limitações que lhe reconhece na sua obra. A sua tese de doutoramento é um marco fundamental na sociologia do direito e na sua vida. Fez trabalho de campo centrado em observação participante, que durou vários meses, numa favela do Rio de Janeiro. Desse modo, viveu de perto a luta dos excluídos contra a opressão e conheceu a sabedoria de homens e mulheres em luta pela subsistência e pelo reconhecimento da dignidade.

Foi um dos fundadores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em 1973, onde veio a criar o curso de sociologia. Em meados da década de 1980, começa a assumir estruturalmente o papel de um investigador para quem a compreensão do mundo é muito mais ampla que a compreensão ocidental do mundo. Faz investigação no Brasil, em Cabo Verde, Macau, Moçambique, África do Sul, Colômbia, Bolívia, Equador e Índia. Viaja por muitos lugares, dando aulas e palestras e alargando o seu leque de experiências de aprendizagem. Foi um dos principais impulsionadores do Fórum Social Mundial. O espirito que envolve o Fórum é fundamental nos seus estudos da globalização contra-hegemónica, mas também na promoção da luta pela justiça cognitiva global que subjaz ao conceito das epistemologias do sul.

O projeto Alice é um momento importante no seu percurso científico e profissional, já que lhe permite rodear-se de uma equipa de jovens investigadores originários de vários países e formações científicas, dispostos a aprofundar coletivamente as linhas de investigação que decorrem das premissas epistemológicas, teórico-analíticas e metodológicas que vêm ganhando consistência desde há muito no seu trabalho.

 

 

Página pessoal

Perfil

CV em versão integral

Investigação

 

Download PDF Download PDF Download PDF Download PDF Download PDF Globalização OPJ Download PDF Download PDF Download PDF Download PDF Download PDF Download PDF Download PDF Download PDF Download PDF Youtube Download PDF Youtube