Sign up for Alice Newsletter

“Women InPower Women”: a Arte do Ku Patsa: Justiça, Dignidade e Bom Viver em Estratégias Socioeconómicas não Capitalistas de Mulheres

Investigador: Teresa Cunha

“Women InPower Women” defende o princípio epistemológico da impossibilidade da existência de uma hegemonia totalitária sobre a pluriversalidade das experiências do mundo. Esta pesquisa pretende discernir, compreender, analisar e tirar lições de práticas socioeconómicas de mulheres que resistem e estão a constituir-se como alternativas concretas contra a supremacia do pensamento neoliberal contemporâneo e a sua pulsão para desapossar e desmantelar a esperança, a demo-democracia e a dignidade humana. Tendo as análise e os trabalhos de Boaventura de Sousa Santos sobre as Epistemologias do Sul e as sociologias feministas pós-coloniais como os campos teóricos fundamentais, é meu objetivo, em primeiro lugar, identificar e mobilizar narrativas distópicas acerca da ideia da totalidade e inevitabilidade deste sistema. Em segundo lugar, pretendo identificar e analisar resistências e alternativas que preservam memórias, práticas e ambientes democráticos, estratégias educativas que estão a infraestruturar as mudanças paradigmáticas que estão a ser engendradas.
Tendo Moçambique como ponto de partida, desejo discutir as emergências contemporâneas demo-democráticas através de uma análise de iniciativas socioeconómicas de mulheres influenciadas pelo ku patsa.


Palavras-chave: Epistemologias do Sul; Outras Economias; Feminismos Pós-Coloniais; África Austral; Dignidade Humana
Países de referência: Moçambique, África do Sul