Sign up for Alice Newsletter

Event

Oficina: Tenda Paulo Freire: trocas, cuidados, diálogos num espaço da Educação Popular em Saúde

@ - May 13, 2016 9:30 am – 2:30 pm

Fernanda N. Campos Rizzi (Educadora Popular, Curinga em Teatro do Oprimido, investigadora em saúde)
13 de maio de 2016,
Sala 1, CES-Coimbra

Resumo: A Tenda Paulo Freire é um espaço educativo coletivo com foco em debates no campo da Extensão Popular e nas trocas de experiências entre diferentes atores e iniciativas das mais diversas áreas. Constitui uma oportunidade para que profissionais, estudantes, professores, técnicos, representantes de movimentos sociais e populares dêem visibilidade as suas ações e socializem o jeito de fazer das práticas de educação popular, que não demarcam uma área específica, mas um referencial teórico e metodológico que conduz essas práticas. A Tenda acolhe diversas ações educativas, como rodas de conversa e expressões diversas da arte popular, teatro popular, poesia, danças regionais ou étnicas, momentos de debate sobre educação popular em saúde ou sobre questões vividas, exposição de filmes, místicas e cuidados diversos. Em primeiro lugar, promove-se uma aproximação à população utilizando o princípio de amorosidade para conhecer o que deve ser problematizado tendo em vista a emancipação. A metodologia promove a contrução coletiva de saber, valorizando múltiplas formas de diálogo entre os atores individuais e coletivos que querem pensar determinado assunto e resgatar a cultura regional e a ancestralidade, e envolve uma proposta de cuidados múltiplos, permintindo aos que quiserem ofertar um cuidar incomum nos espaços tradicionais possam fazê-lo, entendendo que cuidar e ser cuidado é também aprender sobre si e sobre as possibilidades do mundo. Os objetivos concretos desta tenda são: compartilhar a experiência da educadora no campo da Educação Popular em Saúde no Brasil e na sua relação com a Universidade, realizar uma mostra de algumas experiências brasileiras em Educação Popular em Saúde; debater a recente Política Nacional de Educação Popular em Saúde e debater as práticas populares e as metodologias de comunicação no ambiente acadêmico e na comunidade.

Nota biográfica: A educadora popular Fernanda N. Campos Rizzi (“Fernanda Nocam”), é atriz, curinga em Teatro do Oprimido, psicóloga da área da saúde mental, ativista da luta antimanicomial entre outras lutas democráticas brasileiras. É investigadora associada atualmente ao corpo docente do Curso de Psicologia da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), unidade Ituiutaba-MG. Possui projetos de extensão universitária entre eles, em 2015, a Tenda Paulo Freire. Realiza junto com a Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde um trabalho de fortalecimento do encontro entre coletivos sociais com projetos junto a população. Publicou em 2014 artigo referente ao Teatro do Oprimido como método de comunicação democrática e construção de conhecimento coletivo, buscando pensar um Teatro das Emergências. Em 2007 a educadora, que era doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), realizou estágio de doutoramento no CES sob a supervisão do Professor Boaventura de Sousa Santos e, neste ano de 2016, acompanhando as publicações de suas aulas magistrais notou que a temática da Educação Popular seria abordada fomentando assim o desejo de levar a Tenda Paulo Freire para o CES.

Programa:

9:30 – Decorar a Tenda coletivamente (Para ambientar nosso espaço todos estão convidados a trazer um objeto de decoração típico ou um informativo de sua região, movimento, grupo cultural. Adereços, panfletos de educação em saúde, cores de seu país, tecidos, objetos, etc).

10:00 - Iniciar a Tenda com uma ciranda de roda e um canto popular brasileiro.

10:10 – Fazer uma roda de apresentação dos presentes.

10:30 – Propor uma roda de conversa sobre educação popular em saúde apresentando a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS), com convidado local da área de educação popular. Articular a PNEPS com o projeto Nacional de formação da Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde (ANEPS) e com o projeto em extensão universitária realizado em 2015 na Universidade Estadual de Minas Gerais.

12:00 – Intervalo preferencialmente com alimentos regionais.

12:20 – Projetar vídeos de Experiências em Educação Popular no Brasil : Varre Vila, ANEPS, EWE: o caminho das plantas sagradas, Práticas Alternativas em Saúde, Tendas Paulo Freire e outras manifestações e práticas da educação popular de coletivos diversos de estados brasileiros.

13:30 – Uma breve prática do Teatro do Oprimido com os participantes que terá como objetivo propiciar reflexões, traduções e que será o desfecho desta Tenda.