Sign up for Alice Newsletter

Event

Seminário Alice - "«Make love not war». ALICE e outras gramáticas da Paz"

@ Coimbra, Portugal - June 27, 2016 5:00 pm – 7:00 pm

Seminário: «Make love not war». ALICE e outras gramáticas da Paz
Egídio de Bustamante, Mónica Catarina Soares e Pablo Gilolmo Lobo

Coimbra
27 de junho de 2016, 17h00

Resumo: O impulso do grito \’Make Love not War\’ não se esgotou no tempo em que foi lançado nem nas guerras nem nas pazes que lhe sobrevieram. Muito mais do que um jogo de palavras, mais ou menos ambíguo, trata-se de uma afirmação sobre o carácter oposicional entre a paz, enquanto cultura de vida, e a guerra, como cultura de morte. Neste contraste abissal o \’amor\’ aparece como a pedra angular que determina o caminho das coisas e que é, sobretudo, agência, intencionalidade, horizonte e raiz. As Epistemologias do Sul (Santos, 2014) lançam um desafio radical às interecções entre o discurso da paz e o discurso do amor. Por um lado porque advertem para a imbricação primordial entre colonialismo, capitalismo e patriarcado na produção das violências/guerras; o discurso sobre o amor e a paz não pode prescindir de uma economia política que possibilite uma visão mais complexa e não linear dos fenómenos, das razões e das consequências. Por outro lado porque fornece o instrumento teórico-analítico, a ecologia de saberes, que torna possível diálogos não apenas interdisciplinares mas sobretudo entre múltiplos conhecimentos úteis e imprescindíveis à paz. Este Seminário tem, assim, como objetivo colocar na mesa da discussão diferentes abordagens sobre a paz e o amor do ponto de vista epistemológico, metodológico e relacional exercitando uma hermenêutica informada pelas Epistemologias do Sul que permita ampliar os campos analíticos, problematizar tensões e desafiar, mais radicalmente, as Ciências Sociais em geral e os Estudos para a Paz, em particular.

Programa/Notas biográficas

17h00 – Introdução ao seminário

- Conceptualização do amor para e nos Estudos de Paz (Egídio Bustamante)

Egídio de Bustamante é Mestre em Estudos Internacionais de Paz, Conflitos e Desenvolvimento pela Universitat Jaume I de Castellón, Espanha, onde cursa o terceiro ano do doutoramento no programa de mesmo nome. Egidio atualmente colabora com a rede DEEP – Dialogue, Empathic Engagement and Peace e é pesquisador visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde Abril de 2016.

- A relação amor-paz e intimidades (Mónica Soares)

Mónica Soares é psicóloga e mestre em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante pela Universidade Católica do Porto. Atualmente Mónica é doutoranda em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas pelo Centro de Estudos Sociais e Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Colabora ainda com o Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (FEP-UCP) e com o Centro de Investigação em Ciência Política (UM)

- O amor e a amizade como um aspecto relacional-metodológico em ciências sociais (Pablo Gilolmo)

Pablo Gilolmo é doutorando em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas pelo Centro de Estudos Sociais e Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Colabora ainda com o African Institute of Agrarian Studies (AIAS) e com o Human Rights and Documentation Centre de la University of Namibia

- Comentário – Teresa Cunha

Teresa Cunha é investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É Professora na Escola Superior de Educação de Coimbra e Formadora Sénior dos Centros Europeus de Juventude do Conselho da Europa. Estudou teologia, filosofia, ciências da educação e sociologia. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos no Índico; mulheres transição pós-bélica, seguranças e memórias; economias feministas; direitos humanos. Publicou recentemente os seguintes livros: Women In Power Women: Outras Economias engendradas e lideradas por mulheres do sul não-imperial (2015); Never Trust Sindarela: Feminismos, pós-colonialismos, Moçambique e Timor-Leste (2014); Ensaios pela Democracia. Justiça, dignidade e bem-viver (2011); Elas no Sul e no Norte (2011); Vozes das Mulheres de Timor (2007); Feto Timor Nain Hitu – Sete Mulheres de Timor (2006) além de artigos científicos em vários países e línguas.

18h00 – Debate

19h00 – Encerramento