Lançamento de “O Direito dos Oprimidos” no Jacarezinho, Rio de Janeiro

O programa OutrOlhar e o Núcleo Comunitário da TVC-Rio cobriram neste sábado, 31/10/15, a homenagem póstuma ao líder comunitário Irineu Guimarães, morador do Jacarezinho e, por três vez, presidente da Faferj – Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro. A homenagem foi uma iniciativa do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos que está lançando pela primeira vez no Brasil seus estudos sobre o Jacarezinho realizados na década de 1970, reunidos no livro “O Direito dos Oprimidos”

A sinopse do livro no site da Cortez Editora, diz: “Este é o primeiro volume da coleção “Sociologia Crítica do Direito”: trata-se de um conjunto de livros em que o autor publicará estudos realizados nas últimas quatro décadas sobre temas de sociologia do direito. Neste livro Boaventura publica o seu primeiro estudo, realizado no início da década de 1970, que foi a sua tese de doutoramento, defendida em 1973 na Universidade de Yale (EUA). Nele, constituiu uma análise sociológica do direito informal e da resolução de litígios na favela do Jacarezinho no Rio de Janeiro. Em tempos de ditadura militar, deu ao local o nome fictício de Pasárgada, retirado de um poema de Manuel Bandeira, para não identificar a comunidade que generosamente o tinha acolhido. É a primeira vez que a tese é publicada em português”. Enquanto fazemos a edição do vídeo para os programas OutrOlhar e Núcleo Comunitário, mostramos (abaixo) o depoimento ao final do evento de Eladir Nascimento dos Santos, que participou do grupo organizador do evento e a entrevista com o sociólogo Boaventura de Sousa Santos.

Começa a falar o sociólogo Boaventura de Sousa Santos na homenagem ao Irineu Guimarães no Jacarezinho

Boaventura de Sousa Santos

Eladir do Nascimento dos Santos