Sign up for Alice Newsletter

Boaventura na lista de 50 intelectuais Iberoamericanos mais influentes de 2014

O canal de comunicação espanhol esglobal acaba de divulgar a sua lista anual dos 50 intelectuais ibero-americanos mais influentes do mundo, que inclui o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Nesta lista, da qual fazem parte escritores, jornalistas, políticos, filósofos, poetas e ativistas, surgem, entre outros, o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, o Nobel da Literatura Mario Vargas Llosa, a escritora e jornalista chilena Isabel Allende, o sociólogo espanhol Manuel Castells ou Eduardo Galeano (jornalista/escritor uruguaio). Identificam-se, assim, as principais personalidades responsáveis pela produção de conhecimento na América Latina em 2014 e, simultaneamente, destaca-se «o enorme talento e variedade de pontos de vista gerados em espanhol e português como línguas capazes de oferecer alternativas à hegemonia do inglês na disseminação de resultados de investigação».

Sediado em Madrid, esglobal.org é herdeiro da versão em espanhol da publicação de referência Foreign Policy, editada pela Fundação Para as Relações Internacionais e o Diálogo Externo (FRIDE), importante think tank europeu independente para as ações globais, que apresenta ideias inovadoras e análises rigorosas sobre as principais questões das relações internacionais. O esglobal.orgPolítica, economía e ideas sobre el mundo en español, define-se como media analítico e reflexivo que realiza abordagens temáticas à escala global.

Mais informação: http://www.esglobal.org/los-50-intelectuales-iberoamericanos-mas-influyentes-2014/.