Sign up for Alice Newsletter

Concerto Alice: Andrés Stagnaro

Concerto de Andrés Stagnaro,
3 de junho de 2015, Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto (Coimbra).

A apresentação foi no jardim da Casa das Artes e marca o regresso deste criador sul-americano a Portugal, depois de uma curta digressão em 2009.

Neste concerto Andrés Stagnaro canta poemas de Boaventura de Sousa Santos.

Andrés Stagnaro é um poeta e cantautor uruguaio de reconhecido mérito, com forte ligação a Portugal. Canta poemas que escreve e musica, bem como poesia que apropria de modo original, dando-lhe vida nova, respeitando os textos e promovendo a sua divulgação. O repertório inclui escritos de José Saramago e David Mourão Ferreira. Nos concertos, há espaço para a música revolucionária da América Latina, bem como para a música de intervenção portuguesa, nomeadamente a de José Afonso.

Mais informações sobre o seu trabalho podem ser encontradas na sua página pessoal: www.andresstagnaro.com

Nota Biográfica
Uruguaio cantor e compositor nascido em Salto, Uruguai. A partir da adolescência, ele começa a cantar em público, integrando um grupo de música latino-americana com os amigos e estudantes da sua terra natal. Mais tarde ele se integra dois duos folclóricos, com quem actua em Salto, Concordia (Argentina) e outras localidades, e também na televisão local. Cedo começa a musicalizar poesia e continua a fazê-lo hoje. Em 1980 mudou-se para Montevidéu é quando ele finalmente se estabelece como compositor. Faz a ligação com um grande grupo de poetas e músicos, como Washington Benavides, Washington Benavides, Walter Ortiz e Ayala, Eduardo Darnauchans, entre outros.

Integra Murga “Reina de la Teja” por dois anos.
Começa as suas primeiras gravações musicalizando para poetas contemporâneos uruguaios, além de seus próprios textos.
Ele é publicado em várias colectâneas de música uruguaia.