Sign up for Alice Newsletter

Curso Internacional “Epistemologias do Sul”

FUNDAMENTAÇÃO

Vivemos em tempos turbulentos e complexos. O mundo está passando por uma crise humanitária que afeta todas as dimensões da vida. Neste cenário, as Epistemologias do Sul surgem para colocar em discussão a centralidade hegemônica do projeto moderno de matriz eurocêntrica e apostar na aplicação de uma perspectiva radical que promova o desenvolvimento social, político e institucional. A partir do diálogo Sul-Sul, procura-se registar e interpretar as sobrevivências coloniais, capitalistas e patriarcais nas nossas sociedades.

As Epistemologias do Sul argumentam que no Norte Global há um sentimento de esgotamento intelectual e político que se traduz na incapacidade de resolver, de forma inovadora, os vários desafios presentes no mundo nas primeiras décadas do século XXI: a justiça social inter-geracional; os âmbitos culturais, históricos e cognitivos, bem como a relação com o meio ambiente, entre outros. Por outro lado, o Sul Global, com toda sua diversidade, apresenta-se hoje como um amplo campo de inovação econômica, social, cultural e política de crescente diversidade, no qual os diálogos entre saberes traduzem as condições da pluriversalidade.

Mais informações aqui.

Este espaço de formação visa estabelecer o diálogo do conhecimento e da experiência produzida no Sul, para contribuir ao compartilhamento e discussão de alternativas emancipatórias da atual crise neoliberal. O curso irá focar-se no estudo e análise das lutas concretas e impactos institucionais em diferentes contextos. A Especialização e o Curso Internacional combinam perspetivas sociológicas, antropológicas, filosófica e política descolonial e emancipatória para abordar diversos campos do conhecimento anticolonial ligados com outros saberes e experiências que desenvolvem movimentos sociais, decoloniais, anti-racistas, feministas e de dissidência sexual, ambientalistas e povos originários pelo Buen Viver.
A partir de uma Ecologia de Saberes e uma tradução cultural dos Direitos Humanos propõem-se enfoques baseados nas Epistemologias do Sul, buscando contribuir na afirmação dos direitos humanos e no fortalecimento da participação de sociedades dos diferentes suis.