Sign up for Alice Newsletter

O Ativismo Estudantil e a Crise (Vídeo) – Universidade de Roskilde, 13 de março, 2015

Vídeo em inglês

Palestra na Casa do Estudante, Universidade de Roslkilde, Dinamarca.

O Tema
Não há justiça social global sem justiça cognitiva global. É por isto que a Universidade tem um papel central em relação aos problemas que hoje enfrentamos, que muitas vezes é caracterizado por entrelaçamento global e local.
Globalização hegemónica afeta a universidade num sentido antidemocrático, sobretudo através da mercantilização da educação. Contudo, a porta está aberta para nós contrariarmos esta tendência por se envolve em práticas democrático-participativas contra-hegemónicas.
É crucial que estas práticas contra-hegemónicas não sejam localizadas. Criativas, democráticas e capacitantes as reformas da Universidade Pública em todo o mundo precisam de se articular em processos de globalização anti-hegemónica. Uma tentativa nessa direção é o Projeto ALICE, que se envolve com formas alternativas de globalização e Epistemologias do Sul, abordando as alternativas à economia e organização social, participação política, e construção do conhecimento.
Em suma, a palestra de Boaventura de Sousa Santos irá girar em tornos das questões pertinentes relativas à crise da Universidade Pública e irá explorar as diferentes contribuições que as Epistemologias do Sul trazem para o pensamento e a construção democrática e emancipatória das reformas das Universidades.

O Convidado
Boaventura de Sousa Santos é Professor de Sociologia na Universidade de Coimbra (Portugal), e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison. Ele ganhou um LLM e J.S.D. pela Universidade de Yale.
É diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e escreveu e publicou amplamente sobre as questões da globalização, sociologia do direito e do estado, epistemologia, movimentos sociais, a Universidade e educação e o Fórum Social Mundial.
Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão e chinês. É Doutor Honoris Causa de inúmeras universidades, como Universidade de Brasília, Brasil e Universidade McGill, Canadá, e foi galardoado com vários prémios, mais recentemente a Ciência e Tecnologia Prémio do México, 2010 e o prémio Harry J. Kalven Jr. pela Associação Lei e da Sociedade, 2011.