Sign up for Alice Newsletter

Centro Sachamama para a Regeneração Biocultural (CSRB)

Territrio de ao:  Lamas (Selva Alta Peruana)
Endereo de internet:  www.centrosachamama.org
Contatos nas redes sociais:  
Temas de interesse:  soberania alimentar, crise climática, antropologia crítica
Banners/Bandeiras de luta:  Marchando pela nossa terra, formando organizações fortes
Objetivos:
 
Historial:
 O Centro Sachamama é um dos centros fundadores do projeto internacional Annapurna pluridiversidade: colaboração para a abundância, criatividade e resiliência. O centro é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é trabalhar em colaboração com as comunidades Kichwa-Lamista em suas atividades de regeneração, nutrindo o dialogo intercultural. Para mais informações acesse o site do Centro Sachamama.
Conquistas:
 O centro Sachamama tem desenvolvido, em várias comunidades indígenas da região de Lamas, um processo de regeneração de um tipo de solo pré-colombiano conhecido como terra preta de índio. O experimento tem apenas dois anos e é muito cedo para dizer com certeza se irá ter sucesso na regeneração do solo. Enquanto isso, esperamos que o uso de tecnologias pré-colombianas estimule alternativas à agricultura baseada em queimadas e no desmatamento e, desta forma, faça frente ao intenso processo de destruição da floresta e ao elevado nível de emissão de CO2. Em colaboração com o Conselho Local de Educação de Lamas estamos envolvidos em um projeto piloto de ensino de conhecimentos ecológicos por meio da criação de chacra-hortas nas escolas. Já temos chacra-hortas em duas escolas indígenas de Lamas e na escola secundária em Waynu.
Desafios:
 O projeto Conhecimento Ecológico através da Permacultura da Amazônia Pré-Colombiana. O Centro Sachamama, em colaboração com o Conselho Local de Educação de Lamas, está envolvido em um projeto piloto de ensino de conhecimentos ecológicos por meio da criação de chacra-hortas nas escolas. Esse projeto está na fase inicial, entretanto já logrou iniciar chacra-hortas em duas escolas indígenas e na escola secundária em Waynu, na seção indígena de Lamas. O professor Pramod Parajuli da Prescott College AZ é o diretor desse projeto. Ele é educador e antropólogo e ganhou um prêmio por um programa de hortas urbanas nas escolas de Portland, OR.
Outras narrativas:
 A partir do desejo que demonstraram vários jovens Qichwas em registrar a vida, a experiência, as memórias, músicas, lendas e conhecimentos dos seus avôs e das pessoas mais velhas da comunidade, e de escrevê-los em Quechua, o Centro Sachamama tem buscado conceber livros para esse fim de acordo com o modelo de publicação “Sarita Cartonera” em Lima. Esse método popular de publicação nos foi ensinado em 2010 pelo seu criador Milagros Saldarriaga Feijoo. Estes livros serão as primeiras publicações na variante do Quechua falado pelos Qichwa-Lamistas. Desejamos patrocinar uma ou duas vezes ao ano apresentações de livros produzidos pelos Qinti Qartunira junto com livros escritos por autores locais em Espanhol. Esse projeto é dirigido por Barbara Galindo Rodrigues, Girvan Tuanama Fasabi com a colaboração de Abby Corbett e faz parte do projeto internacional “Agentes Culturais” dirigido pela Professora Doris Summer, de Harvard.