Esta página não será mais actualizada!
Por favor visite o novo Alice News em alicenews.ces.uc.pt

¡Esta página ya no será actualizada!
Por favor visite el nuevo Alice News en alicenews.ces.uc.pt

This page will no longer be updated!
Please visit the new Alice News at alicenews.ces.uc.pt

Esta página não será mais actualizada!
Por favor visite o novo Alice News em alicenews.ces.uc.pt

¡Esta página ya no será actualizada!
Por favor visite el nuevo Alice News en alicenews.ces.uc.pt

This page will no longer be updated!
Please visit the new Alice News at alicenews.ces.uc.pt

Representante da FAO alerta para o risco de surgimento de famílias sem terra em Moçambique

Falando como orador da Conferência do Sector Familiar e Desenvolvimento em Moçambique, co-organizada pelo Observatório do Meio Rural (OMR) e a União Nacional de Camponeses (UNAC), Hélder Mutei, actual Representante da FAO em Portugal e ex-ministro da Agricultura de Moçambique, lançou um alerta sobre o risco de surgimento de comunidades e famílias sem terra em Moçambique como resultado da expansão de mega empresas multinacionais do agronegócio. “O Brasil é um exemplo concreto de como a expansão do agronegócio levou ao surgimento de famílias sem terra. Devemos tirar lições desta experiência para que façamos melhor.”

UNAC
Vicente Adriano – Equipa de Comunicação
4 Dez 2014

Muteia afiançou que diante deste contexto de maior pressão sobre a terra o país precisa de políticas direccionadas ao apoio da agricultura familiar. Outrossim, o país precisa igualmente de lideranças mais fortes desde a comunidade, organizações de camponeses, governantes, que sejam capazes de converter sonhos em acções concretas.

Para este, a agricultura familiar deve ser entendida como uma unidade social depositária de valores culturais, que engloba para além da produção agrária, a pesca, florestas e a gestão dos recursos naturais como um todo. A mesma garante a segurança alimentar, a redução da pobreza, preserva as tradições alimentares saudáveis, assim como protege a biodiversidade. As soluções voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar devem passar por um diagnóstico realístico, tendo em conta a sua multifuncionalidade e multidimensionalidade.

“A crise global de alimentos de 2007/8 e 2010 fez com que 44 milhões de pessoas no mundo passassem de pobres, para extremamente pobres. Hoje, 70% dos produtores no mundo passam fome, pelo que, esforços adicionais e ousados são necessários para alcançar o objectivo um de desenvolvimento do milénio, referente a erradicação da fome e miséria, cuja meta é de reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população com renda inferior a um dólar por dia e a proporção da população que sofre de fome.”Afiançou Muteia.

Intervindo em plenária, o economista Regenda de Sousa, enfatizou a mudança do discurso em relação as prioridades de desenvolvimento da agricultura em Moçambique. “Durante alguns anos falou-se bastante da substituição da enxada de cabo curto pelo tractor, hoje a ênfase é dada ao desenvolvimento centrado na agricultura familiar integrada no mercado. Em termos práticos, tenho visto nos distritos a abertura de bancos, porém não existem casas comerciais de compra e venda de produtos agrícolas. Em relação ao crédito, o que o país não tem é o capital, pelo que, a creditação da agricultura deve ser em espécie e não em dinheiro, ou seja, por via de subsídios aos insumos e outros factores de produção.”

A Conferência do Sector Familiar e Desenvolvimento em Moçambique, junta hoje (04 de Dezembro de 2014), camponeses, governantes, académicos, organizações da sociedade, agências de desenvolvimento internacional, representações diplomáticas, entre outros actores interessados. A mesma representa mais uma iniciativa colectiva entre o Observatório do Meio Rural (OMR) e a União Nacional de Camponeses (UNAC), que tem como objectivo principal debater, com base em resultados de pesquisa, alguns dos aspectos principais do papel do sector familiar no combate à pobreza e no desenvolvimento de Moçambique. A mesma pretende igualmente contribuir para que o governo de Moçambique, em fase inicial de legislatura, coloque a produção alimentar e o sector familiar e a transformação estrutural do sector agrário e da economia, como prioritários no desenvolvimento.

Related posts:

  1. Moçambique: III Conferência Internacional Camponesa sobre Terra (1 e 2 de outubro)
  2. Moçambique: Uso de sementes nativas para garantia da soberania alimentar
  3. Famílias atingidas pela Vale forçam a paralisação geral da mina de Moçambique
  4. Cimeira dos Povos da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúne organizações
  5. Moçambique: Campanha Nacional Não ao ProSavana é lançada

Designed by WPSHOWER

Powered by WordPress

CES UC CES SFP
Site developed with
Software Open Source

Creative Commons License